domingo, 5 de maio de 2013

A Descoberta do Mundo #4


O mês de abril foi bem cheio de leituras. Tentei maneirar nas compras, afinal já tenho uma pilha gigante de livros para ler (literalmente; sem contar os livros no Kindle), entretanto, as promoções sempre me quebram as pernas (e o banco). Sem mais delongas, vamos ao que foi adquirido e lido no mês!



Compras:


Watchmen Edição Definitiva – Allan Moore & Dave Gibbons. Panini.
Faz séculos que queria essa edição pra mim, mesmo sem ter visto o filme e sem saber com detalhes a história. Após ler V de Vingança tive a certeza de que o Allan Moore é tão excelente quanto sempre me disseram. Quis aproveitar a reimpressão que a Panini fez para adquirir logo o meu exemplar, antes que esgote e o quadrinho torne a ser vendido por aí por mais de duzentos reais.


História da Literatura Brasileira – Carlos Nejar. Leya.
Livro comprado após a bizarra constatação de que tenho pouquíssimos exemplares de livros de teoria literária e afins na minha biblioteca e após encontrá-lo com mais de 50% de desconto no site do Extra, se não me engano. Gente, nunca vi livro tão grande! Nem meu Dicionário Houaiss é tão grosso quanto esse livro. Folheei-o assim que ele chegou e tenho a sensação de que fiz uma boa compra.


Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Cunha e Lindley Cintra. Lexikon.
Aquisição feita por extrema necessidade. Precisava de uma gramática para estudar para uma disciplina da faculdade e a minha Moderna Gramática Portuguesa, do senhor Evanildo Bechara, mais me confundia a cabeça do que ajudava. Sou péssima em gramática desde sempre. Sei escrever com certa desenvoltura, mas não entendo os porquês das regras gramaticais. Por isso precisava de um material mais palatável (mas ainda completo) e essa gramática foi bem recomendada.


História Sem Fim – Michael Ende. Martins Fontes.
Não resisti e comprei o livro. Já falei dele aqui algumas vezes e nunca serei grata o bastante ao Leonardo, do canal Estante do Leo, por ter me recomendado tanto esse bebê. Só de ter o livro impresso em mãos eu já tive vontade de relê-lo. Ainda torço para que a Editora Martins Fontes baixe o preço do livro, assim poderei dá-lo de presente aos meus amigos queridos.

 
Pra Ser Sincero: 123 variações sobre um mesmo tema – Humberto Gessinger. Belas Letras.
Mais um livro do senhor Humberto Gessinger. Neste, mais antigo, ele fala sobre a trajetória da banda Engenheiros do Hawaii. Imagino que já deu pra perceber que eu sou fã da banda e que adoro a forma que ele escreve, não é? Após uma pesquisa de preços, comprei o livro na Estante Virtual e só fiquei um pouquinho chateada porque a capa está meio desbotada, mas sem dramas.


Persépolis – Marjane Satrapi. Quadrinhos da Companhia.
Já tinha visto tanta gente falando bem desse quadrinho que há algum tempo alimentava o desejo de lê-lo/comprá-lo. Na livraria que fica dentro da minha faculdade havia uma promoção de livros da Companhia das Letras com 30% de desconto. Quando meus olhos cruzaram o único exemplar de Persépolis que tinha ali, não pensei duas vezes: peguei o livro como se fosse meu filho e não soltei mais!


Toda Poesia – Paulo Leminski. Companhia das Letras.
Praticamente o mesmo caso do livro acima. Sabia que se tratava de um lançamento da editora e o preço estava muito bom! Não li nada do Leminski antes, mas foi só pousar os olhos sobre alguns de seus poemas para saber que foi uma excelente aquisição. E ele e o Persépolis fazem um par laranja tão bonitinho!

 
Cada homem é uma raça – Mia Couto. Companhia das Letras.
Sugestão do vendedor da livraria da faculdade, no mesmo dia em que comprei os dois livros acima. Ele me viu ponderando sobre a compra de um livro do Mia Couto e me avisou que havia um lançamento fresquinho, que esgotara pela manhã na loja, mas já retornara. Vi que era um livro de contos e levei com a certeza de que teria uma excelente leitura.


A varanda do frangipani – Mia Couto. Companhia das Letras.
Adquiri mais esse belíssimo exemplar do Mia Couto graças a promoção da Companhia das Letras no site da Livraria Cultura. O preço estava tentador demais e me arrependeria pelo resto da vida se não o tivesse pra mim. Primeiro romance dele que adquiro. Espero que seja bom!


Os Livros e os Dias – Alberto Manguel. Companhia das Letras.
Livros que falam sobre livros sempre me seduzem. Conhecia o autor devido ao Dicionário de Lugares Imaginários e apostei que seria uma boa leitura. A capa e o preço, também com 50% de desconto no site da Livraria Cultura, reforçaram minha vontade.


Outras Inquisições – Jorge Luis Borges. Companhia das Letras.
Discussão – Jorge Luis Borges. Companhia das Letras.
Promoção 50% de desconto em alguns livros da Companhia das Letras na Livraria Cultura. Livros do Borges por menos de vinte dilmas. Adicionados ao carrinho sem peso na consciência.

 
Ficções – Jorge Luis Borges. Companhia das Letras.
Vi o Kalebe falando sobre esse livro e simplesmente não resisti! Cheguei a ler um trecho da Biblioteca de Babel em algum site aleatório por aí e quando descobri que esse livro continha o texto não pude deixar de adquiri-lo. Mais um desconto incrível do Extra, meu site preferido de compra de livros atualmente. E pra quem não tinha nada do Borges, agora tenho três livros. Impressionante, não é?

 

Presentes, promoções, etc.:


Deixe que leiam – Geneviève Patte. Rocco.
Arqueologias do Olhar – Frederico Spada Silva. Funalfa.
Livros que ganhei na promoção de três anos do blog O batom de Clarice. O primeiro é um ensaio de uma bibliotecária sobre seu percurso profissional em uma biblioteca infantil no subúrbio de Paris e o segundo é um livro de poesias com dedicatória. Junto aos dois ganhei também um anel lindinho da DesignTun. Pra quem participava de tudo que é sorteio e nunca ganhava nada, ter sido a primeira sorteada do blog foi recompensa mais que suficiente.


Ilusões – Richard Bach. Record.
Presente que ganhei de alguém que conheci por acaso enquanto voltava da quinta edição do Sarau em Casa. Adoro pessoas que gostam de presentear outras com seus livros favoritos! É como doar um pouco de si, sabe?




Leituras concluídas:


Dom Casmurro – Machado de Assis. Folha.
Como já havia dito, é uma releitura. Reli enquanto lia o título abaixo, então pude estabelecer muito mais relações de sentido do que eu fiz na minha primeira e simplória leitura. Fiquei muito brava com o senhor Bento Santiago, tanto que mereci dois comentários do Raphael e da Clara no canal deles (aqui e aqui). Realmente caí de amores pela Capitu e teria ainda mais coisas para dizer, se isso não fosse tomar tanto espaço do post. Talvez eu resenhe o livro, vejamos...


Quem é Capitu? Alberto Schprejer (org.). Nova Fronteira.
Leitura feita simultaneamente à releitura de Dom Casmurro. Trata-se de uma coletânea de textos que procura responder à pergunta do título. Achei o livro mais ou menos. Há alguns textos muito bons e outros que eu detestei. Deixarei pra falar mais quando resenhar o livro, mas adianto que os ensaios e contos seriam mais adequados se a pergunta fosse “Quem é Bento Santiago?”.


A Trama do Casamento – Jeffrey Eugenides. Companhia das Letras (Leitura no Kindle).
Livro mais do que recomendado pela Juliana e pelo Kalebe do canal Espanadores. Eu, que já tinha vontade de ler esse livro há algum tempo, embarquei na sugestão e devorei o livro. Confesso que fiquei meio decepcionada. Não falarei mais porque já escrevi a resenha e pretendo publicá-la logo mais. Por sinal, criei uma enquete na fanpage do blog. Quero que os leitores escolham qual a próxima resenha a ser publicada aqui. Por favor, participem!

 
Teoria Geral do Esquecimento – José Eduardo Agualusa. Foz.
Sugestão mais do que bem-vinda da Juliana Gervason. Devido a ela descobri o escritor e li Milagrário Pessoal. No começo a leitura não me prendeu tanto quanto esperava, mas depois ela me arrebatou! É uma delícia notar como eu devoro os livros do Agualusa. Gosto de leituras fluidas e que te marcam fundo. Ao contrário do que muitos “especialistas” pensam, um fator não exclui o outro.


Morder-te o Coração – Patrícia Reis. Caminho (Leitura no Kindle).
Segundo livro que leio da Patrícia Reis. Confesso que eu gostei mais de Amor em segunda mão, talvez porque me identifiquei mais com o tema deste ou porque não consegui me conectar aos personagens daquele. Gosto da narrativa da Patrícia, porém sinto que ela perde o fôlego ao longo da narrativa e isso compromete um pouco o resultado final.

 
Bartleby, the Scrivener – Herman Melville. (Leitura no Kindle)
Leitura para a disciplina de Literatura Norte-Americana. Só consegui entender mais ou menos do que o livro tratava após a discussão que tivemos em classe. O Bartleby é daqueles personagens que sempre te despertam alguma emoção. É impossível se manter indiferente a ele.

 
Eurico, o Presbítero – Alexandre Herculano. Ática.
Leitura para a disciplina de Literatura Portuguesa: Romance do séc XIX. Confesso que a leitura não me atraiu por diversos motivos, mas eu tinha uma prova sobre o livro, então tive que ler de qualquer jeito. Há pontos interessantes na narrativa de Herculano, principalmente se tratarmos do Romance Histórico, porém o livro não me prendeu.

 
A Fugitiva – Anaïs Nin. L&PM Pocket (Leitura no Kindle)
Nunca tinha lido nada da Anaïs Nin. Tenho o livro Delta de Vênus, mas ele está intacto na minha estante porque ainda “não me chamou”. Decidi ler esse livro da coleção 64 páginas da L&PM Pocket antes, assim tinha uma prévia da autora. Não sei se fui com muita expectativa ou o quê, mas não gostei das histórias selecionadas não. Já me disseram que o Delta de Vênus é melhor, então confiarei na recomendação.



Lendo:

Capitu: Memórias Póstumas – Domício Proença Filho. Record (Leitura no Kindle)
Recomendação da Clara e do Raphael do canal Capitu Já Leu? Li apenas um quarto do livro e estou gostando bastante da voz criada para Capitu, embora ache que o autor deveria ter sido mais ousado e citado menos o livro do senhor Bento Santiago. Por causa de um comentário da Capitu, fiquei com vontade de ler Senhora, do José de Alencar. Quem sabe, não é?

 
Os Miseráveis – Victor Hugo. Cosac Naify.
Após um tempo em stand-by eu retomei a leitura. Esse livro aparecerá inúmeras vezes no A Descoberta do Mundo porque ele demanda tempo e eu o tenho lido numa velocidade pra lá de reduzida. Tenho amado a história, porém ando meio fora de forma com romances de fôlego, por isso as doses graduais.

 
A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queiroz. L&PM Pocket.
Mais uma leitura para a disciplina de Literatura Portuguesa. Primeiro livro do Eça que leio – não, A Cidade e as Serras não conta porque eu nunca o li de verdade, apenas folheei alguns trechos pra poder passar nas provas. A escrita dele é bem mais fluida que a do Alexandre Herculano e só isso já me alivia.


As Horas – Michael Cunningham. Companhia das Letras.
Retomei essa leitura, estacionada desde o começo do ano, por causa da Michelle que comentou sobre o autor, o livro e o filme no blog dela. Foi por causa do filme que eu quis ter o livro e tentei iniciar a leitura de Mrs.Dalloway na época, mas não consegui seguir adiante. Quero terminar As Horas ainda em maio. Espero que eu consiga, porque o livro me angustia muito!

 

Sugestões? Críticas? Agradecimentos? Ideias? Desabafos? Por favor, deixem nos comentários. Não se esqueçam também de conferir a fanpage do blog!

16 comentários:

  1. Wow....
    Quantas compras lindas, quantos livros maravilindos para a estante e leituras em curso!!
    Espero fazer de maio um mês tão bom em leituras quanto fiz de abril... rs

    Xerôs, lindeza!
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou com a quinta edição da Descoberta do Mundo engatilhada e já admito que não foi um mês muito bom pra leituras não. Muita correria por conta das coisas da faculdade, logo, tive pouco tempo hábil pra ler o que gostaria.
      Quero ver mais vídeos seus, mulher!
      Beijooooooos!

      Excluir
  2. UHUL, FOMOS CITADOS!
    =DD

    que post delicinha, menina! Quanto livro bão! Seu Kindle tá botando pra quebrar, hein? hihihi
    Quero muito continuar a ler o Milagrário Pessoal (eu, clara. O rapha já terminou e deu 3 ou 4 estrelinhas.)

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kindle tem sido maravilhoso na minha vida, embora o prazer de ler o livro impresso não tenha substituto.
      E eu quero ver mais vídeos seus! Bora fazer uma resenha de Milagrário Pessoal. Pre-ci-so saber a opinião de vocês!
      Beijos, casal mais gostoso desse Universo Literário! <3

      Excluir
  3. Como é bom ler tanto livro comprado assim, rs... Aqui fala uma pessoa que também tem uma pilha maior do que ela mesma de livros para ler... Tô conseguindo me controlar, só comprei 4 livros em abril, em maio ainda nenhum... Bem... O futuro a Deus pertence, né? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me sentindo quase controlada esse mês. Até então fiz uma única aquisição!
      As promoções são o que matam, não é? Cada livro bom por preços acessíveis... Sinto que não posso perder e lá vai o dinheiro embora o.o
      Beijos e muito obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Preciso de um e-reader, ler no pc é uma porcaria, srrsrsr!

    Eu quero o Watchmen!!!! rsrsrrsrs!

    Já falei no grupo com você, mas vou falar aqui, também ganhei a promoção d'O batom de Clarice!! ;)

    bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane! Obrigada pela visita!
      Fiquei feliz demais por ganhar essa promoção. Nunca ganho nada...
      Ainda preciso ler Watchmen, mas só de tê-lo já respiro mais tranquila (os quadrinhos em Edição Definitiva da Panini ficam muito caros quando esgotam o.o)
      E-readers são amor. O Raphael, do Capitu já leu, concordará plenamente com essa afirmação xD
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Como eu, você também se empolgou bastante esse mês, não? rs
    Sou louca pra comprar esse Watchmen e outras obras clássicas dos quadrinhos que já li e nunca adquiri.
    Beijo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Quero demais a versão de Dom Casmurro em quadrinhos.
      Olha, recomendo que compre Watchmen antes que ele esgote de novo nas livrarias, porque o valor sobe muito quando esgota. No Buscapé dá pra encontrar o quadrinho por preços diferentes. Vale a pena, viu?
      Beijos!

      Excluir
  6. Quanto livro bacana! Nunca li nada do Gessinger, mas tenho curiosidade, já que Engenheiros do Hawaii marcou minha adolescência. E acabei não vendo esses do Mia Couto no dia da promo. Preciso ler alguma coisa dele urgentemente! E do Agualusa também!
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia Couto é amor! Recomendo que comece pelos contos (confesso que ainda não li nenhum romance dele, mas eu quero!).
      O Humberto Gessinger tem uma escrita muito gostosa. Parece que estamos proseando mesmo com ele, sabe? Se tiver muito em dúvida em adquirir um livro dele ou não, sugiro que passe no blog dele antes. Ele está aí na lateral, junto de outras recomendações. Se você gostar dos textos dele, compre sem medo porque é o mesmo estilo.
      Mil beijos e obrigada mesmo pela visita! x)

      Excluir
  7. Quantos livros lindo!
    Eu tô doida pra comprar esse do Leminski, tô só esperando aparecer alguma promoção bacana. :)
    E eu preciso urgentemente ler "Mrs. Dalloway"
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos, hein? Tentei ler duas vezes e não foi...
      Joga "Toda Poesia" no Buscapé que vira-e-mexe tem promoção boa por lá. Aproveitei uma lá na faculdade, mas o site do Extra geralmente tem uns descontos ótimos. Mais do que recomendo.
      Beijos, Mi e obrigada por ter me feito ler As Horas. Na próxima Descoberta do Mundo falarei um pouquinho sobre o livro.

      Excluir
  8. Camila, quanta coisa boa!!!
    Meu Deus, nem sei por onde começar... HAHA
    Foram muitas compras, leituras etc, rs!
    "Deixe que leiam" me interessa muito!
    "Toda Poesia" é um dos livros que mais quero desde o lançamento[o.k, quero muitos outros também!], espero poder comprá-lo em breve.
    Semestre passado tive que ler "Eurico, o Presbítero", eu acabei não o lendo... Apenas folheei e li resumos para fazer as provas #vergonha
    Eça de Queiroz é outro autor que ano passado precisei ler e li apenas resumos de A Cidade e as Serras e O Primo Basílio, estava sem tempo, mas desse ano não passa!!!
    Espero que em maio também seja recheado de boas leituras!

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os senhores Alexandre Herculano e Eça de Queiroz são muito, muito difíceis de encarar, Maura! Falo isso de todo coração, sabendo que fãs dos dois podem me encher de porrada. Tenho que ler A Ilustre Casa de Ramires e não estou conseguindo não. O Eça tem um estilo bem menos rebuscado e dramático que o Herculano, mas ainda assim...
      Mil beijos e obrigada meeeeeeesmo pela visita!
      x3

      Excluir