sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Descoberta do Mundo #5


Começarei a quinta edição da Descoberta do Mundo com seis livros que foram adquiridos no mês de abril, mas que esqueci de acrescentar à lista por algum motivo. Logo após voltamos com a programação normal.
Compras (de abril):

Os Irmãos Karamázov (Dois volumes) – Fiódor Dostoiévski. Editora 34.
Compra feita num surto, porque no Submarino o box estava por menos da metade do preço. Sim, Dostoiévski por menos da metade do preço! Como resistir a uma coisa dessas, hein? Fora um leve amassado na caixa, o produto veio direitinho
Dostoiévski: Correspondências 1838-1880 – Fiódor Dostoiévski. Editora 8Inverso.
Ainda extasiada pela compra do título acima, fui dar uma olhada no Sebo do Messias e eis que encontro essa belezinha abandonada, pedindo por amor e por uma estante quentinha. Pra vocês terem uma ideia, o livro está com cheiro de novo! E a edição é um primor: capa dura com uma jacket em papel de gramatura excelente. Não conhecia a editora; agora quero conhecer outros títulos dela.
Diário da tua ausência – Margarida Rebelo Pinto. Oficina do Livro.
Desde que li O dia em que te esqueci tenho ensaiado ler mais coisas da autora. Quase comprei esse livro duas vezes, mas desisti no último minuto. Na terceira vez, novamente no Sebo do Messias, encontro o livro na edição portuguesa, quase gêmeo do meu exemplar de O dia em que te esqueci. Levei-o comigo!

O Mundo Assombrado pelos Demônios – Carl Sagan. Companhia das Letras.
Tenho um amigo que fala com muito carinho desse homem. Por causa desse amigo, já tenho Dawkins e Hitchens na minha biblioteca particular. O preço do livro, no sebo já citado nas duas compras acima, estava mais em conta do que a edição de bolso nova... É meu.
O Senhor dos Ladrões – Cornelia Funke. Companhia das Letras.
Momo e o Senhor do Tempo – Michael Ende. Editora Martins Fontes.
Não, eu ainda não terminei a leitura da trilogia Mundo de Tinta, até o momento só li Coração de Tinta, mas ainda assim eu quis mais um livro da autora. Com o senhor Ende foi a mesma coisa: só li A História Sem Fim, mas quero mais coisas escritas por ele.
Esse foi o estrago do mês. Só faltou o "1822" na foto.
E eu, que imaginava que passaria um mês tranquilo, sem compras, me deparo com algumas promoções imperdíveis. No final do mês, o Walmart me fez o favor de pôr toda sua loja de livros por R$9,90! O que fazer num caso desses? Bibliomaníaca à solta! Agora é esconder o cartão e ignorar todas as promoções que surgirem pelo próximo semestre, pois o estrago já foi feito.

Compras:

Almanaque Machado de Assis – Luiz Antonio Aguiar. Record.
Desejo esse livro desde a vez em que encontrei por acaso um colega meu de faculdade no sebo porque ele fora retirar um livro que deixara reservado. Assim que vi o livro me apaixonei. Após algumas quase-tentativas de compra e um longo período de esquecimento, eis que encontro um exemplar por apenas vinte reais em um sebo próximo ao local que faço meu curso de encadernação. Não é todo dia que encontramos um livro desses por menos da metade do preço, não é?

Cecília de Bolso: uma antologia poética – Cecília Meireles. L&PM Pocket.
Namorava esse livro há um tempão. Aproveitei um dia aleatório em que estava adiantada para um compromisso para ir matar tempo na livraria. Encontrei esse exemplar, folheei e não resisti mais. Agora Cecília será recepcionada pelo Pessoa, pela Florbela, pelo Quintana e pelo Rimbaud na minha estante de livros de poesia da L&PM Pocket.
Promoção do Walmart:

Os Lobos Dentro das Paredes – Neil Gaiman e Dave McKean. Rocco.
Sou suspeitíssima pra falar de Neil Gaiman, pois suspiro por esse homem e seus escritos. Curto demais o traço do McKean desde que li Coraline, sei que os dois juntos só fazem coisa boa, logo, não tinha como não desejar esse livro.

O Delírio: Capítulo VII de Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis e Marilda Castanha. Companhia das Letras.
Adquiri esse livro porque vê-lo me deixa um pouquinho nostálgica. Trabalhei em uma exposição no Sesc Belenzinho sobre livros ilustrados em 2011 e, entre os títulos e autores escolhidos, havia esse incrível trabalho da Marilda Castanha. Amava ver as ilustrações originais desse livro. Há outros títulos dessa exposição na minha Lista de Desejos. Quem sabe, não é?

Alice e Ulisses – Ana Maria Machado. Alfaguara.
O desejo de ter esse livro veio meio do nada. Acho que o vi em promoção na Fnac, fiquei curiosa mas não o comprei. Aí me deparei com a matadora promoção do Walmart e foi tentação demais para uma pobre bibliomaníaca como eu. O tema e o nome dos personagens me chamaram demais a atenção.

A Arte de Contar Histórias – Nancy Mellon. Rocco.
Letramento Literário: teoria e prática – Rildo Cosson. Contexto.
Dois livros que comprei pra ampliar meu acervo de teorias relacionadas à minha área de formação. Foram duas aquisições feitas no escuro, porém ambas me pareceram interessantíssimas.

O Corvo e suas traduções – Ivo Barroso (org.). Leya.
The Raven, de Edgar Allan Poe é um dos meus poemas preferidos. Devido à disciplina de Literatura Norte-Americana que cursei esse semestre na faculdade, fiquei ainda mais apaixonada pela poesia de Poe. Curiosa para conhecer outras traduções de O Corvo, além das feitas por Machado de Assis e Fernando Pessoa, comprei essa pequena belezinha.

Clarice Lispector: uma literatura pensante – Evando Nascimento. Civilização Brasileira.
Entrevistas – Clarice Lispector. Rocco.
Minhas Queridas – Clarice Lispector. Rocco.
Livros da Clarice e sobre a Clarice nunca são demais na minha estante. Como cada um deles estava por apenas dez reais, sei que foram excelentes aquisições.
O Poder dos Aniversários: Leão – Saffi Crawford & Geraldine Sullivan. Prestígio Editorial.
Sim, eu gosto de Astrologia. Minha descrição do perfil já deixa isso claro, não? Sou uma curiosa no assunto e já estava interessada em conhecer o conteúdo desse livro faz um tempão. Aproveitei o preço baixo para descobrir exatamente do que se trata. Me julguem.

Virginia Woolf: biografia – Alexandra Lemasson. L&PM Pocket.
Como muitas das minhas aquisições, já estava de olho nesse livro há algum tempo. Sou uma entusiasta da coleção Pocket da L&PM e a série de biografias sempre me deixa curiosa. Agora Virginia fará companhia a Rimbaud, Oscar Wilde, Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Que arranjo mais lindo!

1822: Edição Especial Ilustrada – Laurentino Gomes. Nova Fronteira.
Comprei esse livro para a minha mãe. Ela já tinha o 1808 (em edição econômica) e, como sei que ela gosta de livros que tratem da história do país, especialmente se ele for ilustrado, decidi fazer esse agradinho. Preciso dizer: que edição mais bonita! Capa dura, várias ilustrações coloridas, papel de qualidade e, o melhor, um preço sensacional. Minha mãe ficou feliz e eu fiquei ainda mais por vê-la feliz.
Capitu Sou Eu – Dalton Trevisan. Record.
Capitu: Memórias Póstumas – Domício Proença Filho. Record.
Capitu – Paulo Emílio Sales Comes e Lygia Fagundes Telles. CosacNaify.
Sim, um combo de Capitu (embora o livro do Trevisan só tenha um conto com esse nome)! Não é lindo? Todos eles na promoção deliciosa do Walmart. Estou exultante de ter conseguido os três, mas o ganhador com certeza é o livro da CosacNaify, pois o preço estava muuuuito abaixo do preço de capa. Um achado! Não sei se vou gostar desse roteiro; só a leitura poderá me dizer.

Lidos:

As Horas – Michael Cunningham. Companhia das Letras.
Prometi a mim mesma que concluiria a leitura ainda em maio e cumpri lindamente! Já iniciei um rascunho de resenha. Vejamos se conseguirei escrever. Só adianto que conclui a leitura do livro com a mesma sensação de desalento que o filme me causou. Ah, e que, apesar de me conectar de certa forma com as três personagens principais, cada uma a seu modo, o que mais fez meu coração doer foi o Richard. Não sei que reconhecimento estranho foi esse, mas havia passagens em que eu ficava literalmente sem ar por causa desse homem! Por culpa desse livro não consegui mais me concentrar em nenhuma leitura maior durante o mês inteiro!
O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago. Companhia das Letras.
Leitura feita logo após a conclusão de As Horas. Ainda estava numa espécie de ressaca literária e precisava urgentemente de algo que me reerguesse. Li antes de dormir e meu peito ficou mais leve. Foi o primeiro livro do Saramago que li – ok, ele tem apenas 64 páginas, mas é um livro do mesmo jeito – e gostei bastante. Acompanhei os diálogos com facilidade. Será então que estou pronta pra tentar algo de mais fôlego?

Pra Ser Sincero: 123 variações sobre um mesmo tema – Humberto Gessinger. Belas Letras.
Gosto muito do que o senhor Humberto Gessinger escreve. Nesse livro ele narra alguns momentos da banda Engenheiros do Hawaii em seus anos de estrada. Gostei do livro, porém gostei muito mais do Nas Entrelinhas do Horizonte. Talvez a escrita dele estivesse mais livre, visto que foi o último livro que ele publicou até então. Não sei dizer, mas quem é fã da banda vai curtir.

Alice e Ulisses – Ana Maria Machado. Alfaguara.
Li esse livro em uma sentada! Além de ser curtinho – o livro não chega a ter cem páginas – algo na história desses dois personagens se comunicou comigo de uma forma que ainda não entendi completamente. Terminei a leitura sem saber se o que sentia era bom ou ruim, mas com a intuição de que eu gostei da história e de que precisava “ouvir” esse algo que ela tinha pra me comunicar.

Os Lobos Dentro das Paredes – Neil Gaiman e Dave McKean. Rocco.
Outro livro lido rapidinho, antes de ir dormir. Adoro os livros infanto-juvenis do Neil Gaiman e as ilustrações do Dave McKean são sempre incríveis, embora já tenha confessado meu amor incondicional ao traço etéreo de Charles Vess. Mal vejo a hora de ler esse livro pro meu irmãozinho. Será que ele vai gostar?


Lendo:


E se Obama fosse africano? – Mia Couto. Companhia das Letras. (Leitura no Kindle)
Comecei a ler esse livro por culpa do senhor Raphael Pellegrini, do canal Capitu Já Leu?, que me informou que os ensaios do Mia Couto são fantásticos. E são mesmo. Estou adorando a maneira que ele tem de abordar os mais diversos assuntos, sem ser prolixo e academicista como tantos outros intelectuais que vemos por aí. Bom demais!


A Bagagem do Viajante – José Saramago. Companhia das Letras.
Estou lendo esse livro aos pouquinhos e amando cada pedacinho lido. Iniciei a leitura em uma das minhas perambulagens de ônibus pela cidade e ele se tornou meu companheiro de mochila. Desconfio que demorarei a lê-lo inteiro, mas não tenho pressa. Degustar a leitura é muito prazeroso.

Abandonos:

Tess of the D'Ubervilles – Thomas Hardy. Penguin.
Não foi exatamente um abandono. Precisava ler esse livro para uma disciplina da faculdade, mas não consegui dar conta. Como era um livro da biblioteca e já quase esqueci de renovar o prazo (logo, quase paguei multa), decidi não continuar a leitura. Além do mais, vi a série da BBC e consegui desenvolver muito bem os pontos explorados por Thomas Hardy em sua obra. Quero lê-lo por inteiro, mas gostaria de adquirir o exemplar. Quem sabe...

A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós. L&PM.
Acho que posso considerar esse um abandono. Também era uma leitura para a faculdade, mas admito: não consegui dar conta. Passei pelos pontos principais, fiz uma “leitura dinâmica” em vários pontos, pulei uma série de páginas e relatos, mas o livro não me prendeu. Desculpe, senhor Eça, mas acho que não estou preparada para lê-lo ainda. Ou não estou preparada para ler suas últimas obras, não sei.

Sugestões? Críticas? Agradecimentos? Ideias? Desabafos? Por favor, deixem nos comentários. Não se esqueçam também de conferir a fanpage do blog!

8 comentários:

  1. Eu também uso a "leitura dinâmica" para livros que não fluem. Tem hora que a gente precisa apelar, né?
    Gostei das suas compras, principalmente o trio de livros da Capitu (que o Walmart não me deixou comprar...humpf!).
    Comprei esse do Saramago também, pois me recomendaram :)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso mesmo ler Saramago <3
      Me sinto culpada com a leitura dinâmica, Michelle, mas tem hora que não dá mesmo xDD
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Uau Camila, quantas coisas incríveis hein??
    Sempre me empolguei com esse livro Alice e Ulisses, já fiquei segurando ele várias vezes na livraria, mas nunca comprei! Agora fiquei curiosa!
    Também estou lendo E se Obama fosse africano? e amando demais! Amo a ficção dele, mas confesso que estou perdidamente apaixonada pelo Mia ensaísta!
    Ahh, Minhas queridas foi o primeiro presente que meu marido me deu quando éramos namorados <3 Tinha como não amar? O livro e o homem rsrs
    Beijo enorme,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar livros da Clarice é prova de amor <3
      Ainda não terminei o livro do Mia-Lindo-Couto, mas acho que estou postergando de propósito, porque o livro é incrível!
      Já vi gente que odiou Alice e Ulisses e gente que amou. Eu gostei. Algo nele me comunicou de forma bem forte. Talvez eu goste de histórias de amor disfuncionais.
      Mil beijos!

      Excluir
  3. Quantos livros! Se esbaldou, Camila ;D

    Vi algumas fotos (menos do interior do livro) no Google do ‘Dostoiévski: correspondências 1838-1880’ e já gostei da edição. Cheiro de novo?! Camila, ele só estava esperando por você, rs.

    Também adoro as histórias infantis do Gaiman. Ainda não li ‘Os Lobos Dentro das Paredes’. Você já leu ‘O Livro do Cemitério’? Dependendo da idade do seu irmãozinho, ele vai gostar, e você também, a narrativa é divertidíssima!

    Ainda faltaram 1822 livros hauhauhauhauhauhauhau!!! E eu sendo modesta no que faltava da minha lista, rs.

    Essa coleção de biografias da L&PM é tão lindinha.

    Saramago é maravilhoso! (*_*)

    Ótimas compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHA!
      Não! Só faltava o livro "1822", que comprei de presente pra minha mãe. Quem sabe algum dia eu não consigo comprar 1822 livros numa tacada só? x333 (Mega Sena tá aí pra isso, não?)
      O Livro do Cemitério é LINDO! O Gaiman é lindo, na verdade. Casava com esse homem, de verdade!
      O "Correspondências" estava mesmo só me esperando. Sinto isso xDD
      Beijoooos!

      Excluir
  4. Você comprou muitos livros ótimos.
    Eu estou pensando em ler Os irmãos Karamázov ainda este ano, li Crime e Castigo e gostaria de ler o quanto antes todos os livros de Dostoiévski.
    Estou louca para comprar E se Obama...
    Adorei o seu blog, gostei muito das sugestões.

    Beijos
    (emalgumlugardaimaginacao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, seja bem-vinda!
      Li pouca coisa do Dostoievski, por isso mesmo quero mais *-* Os romances russos ainda me assustam, mas superarei o receio e me aventurarei em breve.
      Mia Couto é amor! Adorei vê-lo como ensaísta. Acho que gostei ainda mais do que o Mia Couto contista (pois o romancista eu ainda não li)
      Por favor, visite o blog mais vezes. Será um prazer!
      Beijos!

      Excluir