sexta-feira, 12 de julho de 2013

Resenha: A Trama do Casamento – Jeffrey Eugenides

A Trama do Casamento – Jeffrey Eugenides
Companhia das Letras, 2011. Tradução de Caetano W.Galindo. Leitura no Kindle.

Essa resenha será ligeiramente diferente das demais que redigi para o blog até então. Não entrarei em detalhes agora; leiam e vocês descobrirão o que quero dizer.

Soube desse livro mais ou menos na época de seu lançamento. Muita gente parecia animada com a história e, quando descobri que a personagem principal era uma estudante de Letras, também me entusiasmei. Em uma de minhas visitas à livraria, peguei o livro  para ler a sinopse e, após a leitura, meu entusiasmo murchou consideravelmente. O livro era vendido como um triângulo amoroso e sou megadesconfiada de livros assim. Só tornei a me interessar pelo livro após ver a excelente resenha dos Espanadores, que elogiaram muito o livro e levantaram pontos interessantes da trama. Como não podia, no momento, gastar mais de R$40,00 num livro quase desconhecido, fiz a leitura no Kindle.

A personagem principal de A Trama do Casamento, Madeleine Hanna, é uma estudante do último ano do curso de Letras apaixonada por Jane Austen e pela literatura do Período Vitoriano. A narrativa começa no dia da formatura, no início dos anos 1980, faz algumas digressões e depois alterna o foco temporal mais algumas vezes. Ao entrarmos em contato com a história de Madeleine, somos apresentados a dois outros importantes personagens: Mitchell Grammaticus, interessado em estudos Teológicos, amigo mais próximo de Madeleine e irremediavelmente apaixonado por ela; e Leonard Bankhead, estudante de Biologia e Filosofia, rapaz fascinante e meio excêntrico que, como vocês já podem imaginar, despertará o interesse amoroso de Madeleine. Resumindo, o livro trata da jornada e do aprendizado dos três após a conclusão da faculdade, do desenvolvimento deles como adultos.

Aí, após essa breve sinopse apresentada, é que entra a particularidade mencionada no início da resenha: eu não gostei do livro. É a primeira resenha que faço de um livro que me decepcionou. Mostrarei agora meus argumentos. Não se intimidem e leiam o livro se assim desejarem, principalmente após realizarem o cotejo com o vídeo dos Espanadores. Vocês verão que o livro tem seus pontos positivos.

Eu gostei da forma como o autor construiu seus personagens, especialmente o Leonard. Ele é diagnosticado como maníaco-depressivo (e não, isso não é spoiler), mais conhecido hoje em dia como transtorno bipolar, e a complexidade de sua mente é verossímil. Cheguei a reconhecer diversas pessoas do meu convívio nas falas, pensamentos e até comportamentos do Leonard. Ele é, de longe, o personagem que mais gostei. O Mitchell também é um personagem fascinante ao seu modo, com um grau diferente de complexidade, mas a Madeleine não me convenceu. Não confio nela como figura feminina, pois ela é rasa como personagem. No início do romance até sentimos alguma força nela, mas isso é completamente destruído ao longo da trama. Em alguns momentos a achei quase uma Isabella Swan e isso é muito, muito decepcionante. A personalidade dela é obliterada ao longo da narrativa e ela se torna plana, inverossímil.

A própria narrativa é o principal motivo de eu não ter gostado do livro. O enredo é alongado sem necessidade e muitas situações narradas não tem importância alguma para a trama. Soa como pura enrolação! Isso dilui a força que o livro tem no início, além de diluir também as descrições brilhantes do escritor sobre o cotidiano do ambiente acadêmico e suas contradições. Por diversas vezes tive a impressão de ler algo de um escritor iniciante, o que não é o caso. É uma pena, porque os personagens mereciam uma trama mais bem trabalhada e o autor teria plenas condições de fazê-lo. Se a história fosse mais condensada, possivelmente isso minimizaria a sensação que tive ao concluir a leitura.

Cheguei ao fim com alguma raiva pelo tempo perdido e, confesso, aliviada de não ter gasto R$46,00 na versão impressa. Apesar do livro ter dialogado comigo (e com situações que vivi) diversas vezes e de ter alguns momentos de brilhantismo, ele não me convenceu. Entretanto, não pretendo atirar o livro na fogueira e dizer que é um lixo. Eu, leitora, não gostei do livro. Isso não significa que outras pessoas, talvez com muito mais bagagem ou mais sensibilidade do que eu, não possam gostar. Há pontos ali que merecem leitura e reflexão. Nunca descartem uma leitura apenas porque se depararam com uma crítica ruim. Um mesmo texto pode ter milhares de sentidos diferentes e cada leitor terá sua interpretação única daqueles sentidos. Por isso recomendo a todos que procurem outras resenhas e leiam o livro sim, se tiverem vontade. Talvez ele dialogue mais com vocês do que ele dialogou comigo.

Caso algum de meus leitores já tenha lido o livro, por favor, diga o que achou nos comentários. É sempre uma delícia saber o que vocês têm a dizer!

17 comentários:

  1. Eu sempre fiquei meio pé atrás com esse livro tb, e só resolvi pegar a versão digital dele depois que vi a resenha do casal espanador!! rs
    Mas ainda não o peguei pra ler... Bom, agora, pelo visto, ele vai continuar mais um tempinho na geladeira, ainda mais pq odiei a Bella, e não tô afim de encarar outra!! rs

    Ficou ótima a sua resenha, frô!!
    Xerinhos

    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, sempre adoro receber sua visita aqui!
      Então, eu não gostei do livro, mas se sentir vontade de ler vá em frente! O autor tem umas sacadas muito boas, pena que, pro meu gosto, ele enrola demais.
      Xêros, mulher bonita!

      Excluir
  2. Poxa, eu gostei bastante desse livro. Nada tipo uau, mas bastante. Por outro lado, não é um livro que recomendei pra ninguém, simplesmente porque não encontrei, em nenhum momento, nenhum motivo muito forte para isso.

    As partes que mais me incomodaram foram as que focavam mais no Leonard, porque o personagem me irritava e eu me sentia culpada por isso. E concordo sobre a narrativa ter se alongado sem muita necessidade. :)

    Beijo!

    Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, antes de mais nada obrigada pela visita!
      Eu gostei das partes do Leonard porque conheço pessoas com comportamentos semelhantes, então senti verossimilhança. Já o Mitchell me cansava em vários momentos e a Madeleine me causava urticária como personagem feminina. O que não curto em boa parte dos romances americanos (e eles são experts nisso) e essa enrolação sem necessidade. Tudo pro livro ficar com mais de 300 páginas e parecer interessante pra venda. Absurdo, né?
      Beijos e apareça mais vezes!

      Excluir
  3. Puxa, acho que esse é o tipo de livro: ame ou deteste, o que, confesso, me desperta a curiosidade. Tenho ele no kindle também e agora que já sei mais ou menos do que se trata, quando estiver com vontade de ler uma história assim darei uma chance e depois te falo o que achei ;)
    Mas adorei a resenha, mesmo você não tendo gostado do livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, fico feliz demais que você tenha gostado da resenha. Fiquei insegura em fazê-la porque não gosto de "falar mal" de livro algum. Tudo na literatura, pra mim, é questão de gosto. A Ju e o Kalebe, que eu considero leitores muito mais críticos (no melhor sentido da palavra)do que eu, gostaram, então, a meu ver, o livro tem seu valor sim.
      Leia e depois me dê sua opinião! Ficarei no aguardo, hein?
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Poxa que coisa triste, estou com o ebook desse livro há tempos mas, acho que ele ficará um pouco mais na geladeira.
    Adorei a resenha, acho que é importante escrever sobre o que não gostou em um livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa, eu concordo com você. Temos que dar nossa opinião, seja ela positiva ou negativa. Só fiquei insegura porque é a primeira vez, acho que daqui por diante não terei mais receio de dizer que não gostei de algo. Até porque, é plenamente possível dizer que não se gosta de algo sem faltar ao respeito com quem gosta, não é?
      Beijos e, quando decidi tirar o ebook da geladeira, venha me contar suas impressões!

      Excluir
  5. Eu sempre tive um preconceitozinho com esse livro por causa da capa, mas guardei no kindle pra ler porque ouvi coisas boas dele e fiquei interessada. Mas os argumentos que você deu são fortes, assim quando eu for ler não irei com muita expectativa. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, não ir com expectativa é o segredo para uma vida longa e próspera e feliz. Cada dia percebo mais isso.
      Também achei a capa meio "chick lit" demais pro meu gosto, mas enfim... A Companhia das Letras costuma ter boas capas, logo, darei um desconto xDDD

      Excluir
  6. Esse parece ser um dos livros que divide opiniões. Já li resenha de gente que adorou e de gente que detestou. Confesso que essa diferença de opiniões me deixa curiosa, mas não naquele desespero de "preciso ler esse livro". Provavelmente vou acabar lendo, mas não por enquanto.
    Ah... e valeu pela sinceridade!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, eu que agradeço o seu comentário! Precisamos aprender a criticar o que lemos, não só a elogiar, não é? Tem gente que tem medo de fazê-lo por possíveis represálias; eu fiquei receosa de ser mal interpretada, mas no fim meus leitores entenderam o recado direitinho!
      Leia o livro e venha compartilhar opiniões! Adoro saber de mais de um ponto de vista sobre o mesmo tema.
      Beijocas!

      Excluir
  7. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com


    ResponderExcluir
  8. Ah, normal a pessoa não gostar de um livro que vários outros gostaram, vários fatores contribuem pra isso, creio eu. Desde ir com muita "expectativa ao pote", até mesmo ler só porque os outros falaram tanto, tanto, que... Enfim, somos humanos, ou não? =) Mesmo não sendo a favor do livro, gostei da sua resenha, e como minha fila de leitura é quilométrica, vou me abster de colocar esse título nela, cê me entende, né? hehehehhe! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahahahah!
      Bia, sinta-se a vontade para se abster do que quiser! Devemos ler o que sentimos vontade de ler. Se todos entendessem isso teríamos muito menos perrengues literários por aí. E mais pessoas felizes, não concorda? Criticar sim, mas sem perder a ternura jamais! xDDD
      Agradeço demais a visita!

      Excluir
  9. Eu comprei esse livro naquela mega promoção do Dia do Livro. Queria há muito tempo, mas por aquele preço nem tinha como. Eu sou muito fã de "As Virgens Suicidas", por isso a ansiedade para ler mais do autor.
    Coincidentemente, uma moça que sigo no tumblr está lendo esse livro e não está gostando. Qual será minha opinião? Acho que vou colocá-lo no começo da fila!
    Beijos, Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, coloque sim! Aproveite que você comprou em promoção e devore-o se puder. Quero saber sua opinião.
      Já ouvi falar muito bem do "As Virgens Suicidas". Deveria, então, dar outra chance ao pobre rapaz? Vai ver eu só não estava numa boa vibe pra lê-lo (se bem que eu acho que não. A Madeleine me irritou de verdade xDDD)
      Mil beijos, mulher!
      Boas vibes literárias /o/

      Excluir