domingo, 21 de abril de 2013

TAG: Por causa dos Canais Literários


Essa tag deliciosa foi criada pela Claudia Oliveira, do canal A Mulher que Ama Livros. São dez perguntas e tentarei não me estender muito, do contrário ficará um post gigante, pois os canais literários me propiciaram diversas experiências legais. As perguntas estão exatamente como a Claudia as escreveu, logo, vocês perceberão algumas diferenças em relação ao português brasileiro. Vamos lá?


Que livros compraste por causa dos canais literários?
Andei comprando muitos, muitos livros por causa dos canais literários que acompanho. Não sei se conseguirei listar todos aqui. Já adianto que o canal da Juliana Gervason foi o que mais me influenciou nas compras, visto que ela possui um gosto literário semelhante ao meu. A Tatiana Feltrin e a Patrícia Pirota estão no pódio também, pelo mesmo motivo. Tentarei fazer uma listinha aqui.

Influências da dona Juliana Gervason:
O que deu para fazer em matéria de história de amor – Elvira Vigna;
Milagrário Pessoal – José Eduardo Agualusa;
Teoria Geral do Esquecimento – José Eduardo Agualusa;
O Fio das Missangas – Mia Couto;
Estórias Abensonhadas – Mia Couto;
Por que amamos ler? – Brian Bristol;
Ex Libris: Confissões de uma leitora comum – Anne Fadiman;
A Paixão pelos Livros – Julio Silveira e Marta Ribas;
Para ler Literatura com um professor – Thomas C. Foster.


Influências da dona Tatiana Feltrin:

O zen e a arte da escrita – Ray Bradbury;
Fernando Pessoa: uma quase autobiografia – José Paulo Cavalcanti Filho;
Os Miseráveis – Victor Hugo.
Influências da dona Patrícia Pirota:

90 livros clássicos para apressadinhos – Henrik Lange;
Noite em claro – Martha Medeiros;
Doidas e Santas – Martha Medeiros;
Persépolis – Marjane Satrapi.

Influência da dona Vitória Scritori e do senhor Bruno Miranda:
O Lado Bom da Vida – Matthew Quick.


Influência do senhor Leonardo Triandopolis:

A História Sem Fim – Michael Ende.

Que autores conheceste por causa dos canais literários?
São tantos nomes que eu serei injusta, pois a memória é falha. Conheci José Eduardo Agualusa, Patrícia Reis, Elvira Vigna e mais um monte de outros autores com a Juliana Gervason. Joe Sacco, Quino foram alguns nomes que conheci por causa da Patrícia Pirota. Christopher Hitchens foi a Tati Feltrin que me apresentou, entre tantos outros. Escritores de Literatura Fantástica (seria esse o termo certo?), além do incrível, do sensacional Michael Ende, foi o fofo do Leonardo Triandopolis que me fez conhecer. Sério, são muitos nomes! Precisaria de umas vinte vidas pra ler todos esses escritores lindos.

Que livro compraste por influencia dos canais literários e te arrependeste? Explica o motivo.
Eu quase me arrependi de ter comprado Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, porque vi muitas críticas negativas ao trabalho do Cavalcanti, mas, como não li e até que fiz um bom negócio, não posso dizer que realmente me arrependo. Fora isso, não tenho arrependimento nenhum!

 

Que livro leste por causa de um canal literário e não gostaste? Explica o motivo.
Essas pessoas lindas cujos canais literários eu acompanho só recomendam coisas boas. O mais próximo de ter lido algo que não gostei muito foi o livro A Trama do Casamento, do Jeffrey Eugenides, indicação dos Espanadores, porém eu não posso dizer definitivamente que não gostei do livro. Bom, isso vocês saberão com mais detalhes quando eu publicar a resenha do livro. Nunca li nada irremediavelmente ruim ou que não me agradasse por influência de algum canal literário – até porque sei bem o que gosto e o que não gosto de ler.

Que livro compraste por causa de um canal literário e se tornou num dos teus livros preferidos de sempre?

A História Sem Fim, do Michael Ende, com toda certeza! O Leo acertou em cheio quando me recomendou esse livro. Li na época certa, definitivamente.


Que hábitos literários alteraste por causa dos canais literários?

Acho que eu comecei a ler mais e a ter mais coragem pra arriscar a leitura de escritores desconhecidos pra mim. Ah, e eu comecei a escrever este blog, após um tempão relutando com a ideia de ter um blog literário só porque me sentia insegura pra falar da minha maior paixão.


Para além assuntos relacionados com livros, o que aprendeste com os canais literários?
Descobri um pouquinho sobre outros estados brasileiros – e outros países, não é, Claudia? –, aprendi a pronunciar o nome de alguns escritores, a diferenciar alguns gêneros literários, aprendi que existe muita gente com manias parecidas com as minhas e que o mundo está repleto de gente linda que ama ler e que deseja compartilhar suas leituras com os demais.


Que amizades fizeste através do teu canal literário?
Como vocês bem sabem, não tenho canal literário, só este humilde blog. Acompanhando canais literários conheci muita gente incrível, mas como amigo mesmo, no sentido mais estreito da palavra, eu posso chamar o senhor Leonardo Triandopolis. Nunca nos vimos pessoalmente, visto que somos de estados diferentes, mas já conversamos bastante e não titubeio em dizer que o considero um amigo.
A Clara Taveira é outra que chamo de amiga sem titubear, embora nos conheçamos – leia-se pela Internet – há pouquíssimo tempo. Quero adotá-la, pois ela é uma fofa! O Raphael Pellegrini, namorado-e-comparsa da Clara, idem!
As fofíssimas da Patrícia Pirota e da Vitória Scritori, apesar de não poder chamá-las ainda de amigas, me causam aquela sensação deliciosa de que as conheço de anos, sendo que nem conversamos muito – apenas alguns comentários no Facebook.

Que vlogers gostavas de conhecer?
Seria uma delícia conhecer pessoalmente e conversar durante horas e horas (e anos, que tal?) com a Juliana Gervason, a Nayara Nascimento, a Patrícia Pirota, a Luara França, a Vitória Scritori, a Denise Mercedes, a Cláudia Oliveira (e seu sotaque delicioso), a Clara Taveira e o Raphael Pellegrini, o Leonardo Triandopolis, o Luiz Guilherme, o Bruno Miranda, o Videl Carvalho,  a Tatiana Feltrin, o Danilo Leonardi e o Gabriel Utiyama, a Juliana Leuenroth e o Rafael Kalebe. Se conseguisse reunir todos eles então, seria O sonho! Imagine as possibilidades de conversas! Infinitas, infinitas!
(Sim, pareço uma boba apaixonada, eu sei. Me julguem!)

Que situação engraçada passaste por causa do teu canal literário?
Novamente, canal literário eu não tenho, mas um dia desses uma colega da faculdade comentou que eu tinha um blog, brincando que eu tava chique e tal, quando um outro colega me perguntou: “É um blog secreto?”. Quando respondi que não e indaguei o porquê de sua pergunta, ele respondeu: “Então por que você não me mandou o link?”. Acho que essa é a situação mais curiosa que passei até então por causa do blog. Não é lá muito engraçada, eu sei, mas é a única que tenho por enquanto.

Sintam-se a vontade para responder também, apenas lembrem-se de dar os créditos a Claudia e, se possível, avisem-na. É sempre delicioso acompanhar as respostas às tags e imagino que ela vá adorar ver a resposta de vocês.

6 comentários:

  1. Dá licença, vou ali chorar num cantinho!!
    É muito amor, gente!!
    Venha cá e me beje!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te dou mil beijos se você quiser, Clara!
      O Capitu já Leu é top! A começar pelo nome. Amooooo x3

      Excluir
  2. Simplesmente AMEI a Tag e com certeza a farei! O livro que já comprei por causa de um canal literário foi Persépolis, da Pati, e estou para comprar Asterios Polyp, por indicação da Luara.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais! Faça a tag sim e depois me passe o link, pois adorarei ver x)
      Esses canais literários dão dicas maravilhosas, né? ~<3
      Mil beijos e aguardo mais visitas!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Luara! Que prazer e que delícia receber sua visita!
      Mil e um beijos!

      Excluir