sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Descoberta do Mundo #7

No mês de julho eu segurei as compras o máximo que pude e comecei tantas leituras (e larguei) que apenas consegui reunir o que efetivamente li, por isso, essa edição será mais curta do que as demais. Confesso que não tive tanta fome literária e as poucas promoções que vi não me atraíram. Realizei apenas três compras, com seis livros no total.

 
Compras:


Viagem / Vaga Música – Cecilia Meireles. Nova Fronteira.
Cecília e Mário – Cecília Meireles. Nova Fronteira.
Compras feitas no Sebo do Messias, no impulso, eu admito. O primeiro é um compilado de dois livros de poesia da Cecilia que muito me atraiu. O segundo me chamou a atenção mais pelos nomes envolvidos do que por qualquer outra coisa. Os preços estavam bons, então essa será minha justificativa.

O Lobo da Estepe – Hermann Hesse. Altaya / Record.
Comecei a leitura desse livro pelo Kindle, mas sentia falta da edição impressa. Ao encontrar essa belezinha no já referido sebo, em uma edição de capa dura, não pensei duas vezes. A leitura fluiu mais rápido, embora o livro tenha consumido julho quase todo.
 
Notre Dame de Paris – Victor Hugo. Estação Liberdade.
Já tinha vontade de ler esse livro. A compra foi gerada por dois fatores: o primeiro foi a escolha desse título como a próxima leitura do fórum literário Entre Pontos e Vírgulas; o segundo, a frustração de ter visto uma outra edição em promoção e descobrir – fortuitamente, antes da compra – que se trata de uma edição adaptada. Para minha alegria eu pesquisei bem e o livro saiu por um preço abaixo do cobrado pelas livrarias por aí...
 
A Bela e a Fera – Ursula Jones e Sarah Gibb. Caramelo.
Adoro o traço da Sarah Gibb desde 2011, quando uma amiga querida me emprestou um livro ilustrado por ela. Sou fã de A Bela e a Fera desde sempre – afinal a Bela é considerada uma moça esquisita porque tem “mania de leitura” –, embora assistir Once Upon a Time tenha reavivado isso em mim com mais intensidade. Quando descobri esse livro ilustrado pela Sarah Gibb eu pirei! Precisava dele á todo custo.

O prazer de ler – Heloisa Seixas. Casa da Palavra.
Livro comprado por causa da minha vontade de ampliar a minha estante de livros sobre livros/sobre leituras. Nada sabia do conteúdo, nem da autora, mas comprei no mesmo site que comprei A Bela e a Fera e o preço estava muito bom. O folheei rapidinho e tenho quase certeza que foi uma boa aquisição.



Leituras concluídas:


Emmi & Leo: A sétima onda – Daniel Glattauer. Suma de Letras. (Leitura no Kindle)
Concluí o livro com a sensação de tudo podia se passar em um único volume. Sinto que há espaço para um terceiro livro – e, com essa mania de trilogias, a probabilidade disso acontecer é enorme – mas, apesar de não ter sentido tanta força nesse livro quanto senti no anterior, eu gostei. Serviu pra desopilar minha mente de leituras mais densas.

Mapas do Acaso: 45 variações sobre um mesmo tema – Humberto Gessinger. Belas Letras.
Tanto este quanto o livro acima foram leituras que concluí logo no início do mês. Ambas me ajudaram a superar a ressaca literária causada pela leitura d'Os Miseráveis. Sou suspeita pra falar, pois adoro o que o senhor Humberto Gessinger escreve. Gostei muito desse livro, porém ainda acho que o último dele é o mais legal.

O Lobo da Estepe – Hermann Hesse. Altaya / Record.
Leitura feita por indicação de um amigo querido. O que dizer? Sinto que não absorvi tudo que estava ali. É aquele tipo de livro que lerei novamente em outro momento da minha vida e que terá significados completamente distintos daqueles que captei na primeira leitura. Me senti um espírito imaturo lendo-o. Acho que ele quis me dizer muito mais coisas, mas ainda não estou pronta pra captar. Ou até captei, mas o entendimento só virá depois...
 
A Bela e a Fera – Ursula Jones e Sarah Gibb. Caramelo.
Já conhecia a versão contada pela Ursula Jones – que é quase igual à da Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, uma das primeiras a registrar esse conto – então considero quase uma releitura. As ilustrações da Sarah Gibb são tão bonitas! Gosto da delicadeza do traço dela. Mais um exemplar a adentrar meu acervo de livros ilustrados.
 
Conversando com Mrs. Dalloway – Celia Blue Johnson. Casa da Palavra. (Leitura no Kindle)
Havia um tempo que estava namorando esse livro. Vi em alguns canais literários por aí e fiquei interessada em lê-lo/tê-lo. Consegui a versão digital e minhas expectativas foram cumpridas: eu adorei o livro! Há vários relatos breves de como alguns escritores famosos conceberam suas obras-primas. Imagino que seja um livro pra quem é leigo nos babados do mundo literário, por isso mesmo ele me agradou. Talvez, quem já tem mais conhecimento do assunto não vá achá-lo tão interessante. Vai de cada um. Eu recomendo!
 

Sugestões? Críticas? Ideias? Desabafos? Vontade de prosear? Por favor, é só deixar um comentário. Confira também a fanpage do blog!

14 comentários:

  1. Essa sensação que vc teve com o Lobo e a Estepe eu tive na minha primeira leitura de Dom Casmurro. Adorei o livro mas senti que em outro momento da minha vida aquele livro iria falar comigo de um modo completamente diferente. Dito e feito. Na segunda leitura, alguns anos depois o livro foi outro.

    Começo a acreditar que a próxima leitura vai ser mais incrível ainda. Mas estou guardando essa leitura para quando entrar na casa dos 30.

    Bjuss e parabéns por tantas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Casmurro é maravilhoso!
      Recomendo que você leia O Lobo da Estepe, irmaozão! É bom demais!
      Um viva aos livros que passam inúmeras mensagens ao longo da nossa vida! /o/

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar muito de "O lobo da estepe" e acompanhar sua empolgação com a leitura me deixou animada. E adorei esse "A bela e a fera"! É meu filme Disney preferido, em parte por a Bela ter essa mania "esquisita" de viver com a cara metida nos livros...hehe.
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bela e a Fera é lindo! Revi recentemente e tinha esquecido como é fofo! x333
      Michelle, o Lobo da Estepe é daquelas leituras da vida, sabe? Terei de lê-lo de novo depois dos 30 e novamente aos 50. Serão outras perspectivas <3
      Beijooos!

      Excluir
  3. Que lindo esse livro de "A Bela e a Fera"!!! Um colírio, ahhaah! Tentei ler o livro do Hesse há uns 10 anos e não consegui. Pretendo tentar de novo, espero desta vez conseguir. Esse do Victor Hugo ficou uma edição bem bonita! As últimas compras de julho que estou aguardando são as que fiz em um sebo, pela Estante Virtual. Vou tentar dar uma parada na compra de livros, mas não sei se consigo resistir a um sebo por muito tempo, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, obrigada pela visita!
      Tente ler O Lobo da Estepe agora. Imagino que ele terá outro significado. Cada livro tem seu tempo, eu acho. Esse tem vários, mas enfim...
      As ilustrações da Sarah Gibb são incríveis, né? Amei esse livro assim que o vi x33

      Excluir
  4. Eu começei um Hesse esses dias também: Sidarta... Não sei da onde você consegue dinheiro para tantos livros. Está trabalhando de ghost writter para algum@ blogueir@ famos@? Saudades! =D E VIVA A PUC SEM ANNA CINTRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego! Que honra receber sua visita, homem!
      Sidarta é incrível! Bom, pelo jeito todos do Hermann Hesse são incríveis x333
      Se eu não fosse tão pechincheira, estaria mais do que falida, meu caro o.o
      Adoraria ser ghost writer de alguém xD
      Abraços!

      Excluir
  5. Eu gosto muito da escrita do Hesse, comecei com Sidartha e depois caí em Demian e adorei. Fiquei sabendo outro dia, acho que foi alguém do Grupo que comentou, não me lembro ao certo agora, que O Lobo da Estepe é o Demian mais velho... rs Preciso reler Demian pra ler o Lobo, que tenho guardado aqui em casa já há um bom tempo...
    E quero muito essa edição de O Corcunda, pois a que tenho é adaptação... ;o(
    Também quero o Conversando com Mrs. Dalloway... ;o)

    Xerinhos, frô!
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty! Eu comprei Demian nesse mês agora. Ainda não li, mas já estou curiosa x33
      Ia ler o Notre Dame de Paris, mas não consegui. O livro não me chamou com força suficiente...
      Os livros da Casa da Palavra são lindos demais! Um paraíso pra quem ama livros sobre livros <3
      Xêros, mulher bonita!

      Excluir
  6. Oi, Camila!
    Adoro ficar por dentro de suas compras e leituras porque a cada nova "Descoberta do Mundo" descubro novos livros e a listinha aumenta consideravelmente :D
    Essa edição LINDONA de A Bela e a Fera me encantou e acompanhando sua leitura de O Lobo da Estepe fiquei muito interessada, espero poder lê-lo em breve :D

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Maura! ____O____
      Fiquei toda sem-jeito aqui ^^~~~~
      Recomendo essa edição da Bela e a Fera e mais do que recomendo a leitura do Lobo da Estepe. Sensacionais!
      Mil beijos!

      Excluir
  7. Ei, Camila, eu tb li "O Lobo da Estepe" e tenho essa mesma sensação que você. Eu preciso reler e preciso fazer isso o quanto antes.

    Ah, nem me fale de Notre Dame que eu fui enganada com essas adaptações. Só percebi quando o livro chegou aqui em casa, sorte que tive para quem doar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, com certeza lerei O Lobo da Estepe novamente quando tiver mais bagagem de vida, sabe?
      Sorte que o pessoal do grupo me avisou da cilada, do contrário teria ficado muuuuito puta da vida!
      Beeeeeeeijos!

      Excluir