sábado, 30 de novembro de 2013

A Descoberta do Mundo #11


Nesse mês de novembro tentei me segurar o máximo que pude com as compras e fui bem-sucedida. Mesmo com o Black Friday eu não cedi. As ofertas não me seduziram e o dinheiro, que anda curto (anda “curtíssimo”, como diria José Dias), foi poupado. Em compensação as leituras aumentaram de forma maravilhosa. Estou bem orgulhosa e espero repetir isso em dezembro.


Aquisições (compras e presentes):

Desejava esse livro ardentemente desde que soube que ele seria publicado. Conheço o blog da Hillé faz pouco tempo, mas foi o suficiente para chorar de rir com as histórias narradas. Quem trabalha com público sabe o desafio que é lidar com tanta gente diferente – e algumas vezes sem amor no coração. Quem ama livros e livrarias vai curtir muito. Quem nem é tão chegado ao mundo dos livros, mas trabalha em atendimento ao público, vai se reconhecer em várias situações hilárias contadas tanto no blog quanto no livro.

Capitu – Luiz Fernando Carvalho. Casa da Palavra.
Descobri esse livro por acaso, enquanto pesquisava alguns artigos para meu TCC. Encantava que estava pela série, fiquei igualmente encantada pelo livro. Comprei em um sebo no Rio Grande do Sul e ele veio em perfeito estado. Muito amor!

Guerra e Paz – Liev Tolstói. Cosac Naify
Outro desejo de longa data. Aproveitei um desconto delicioso pra finalmente tê-lo em mãos. Acho que foi meu único “pecadinho” do mês, mas como paguei menos da metade do preço e quero muito, muito lê-lo compensou totalmente.

Onda – Suzy Lee. Cosac Naify.
Espelho – Suzy Lee. Cosac Naify.
Sombra – Suzy Lee. Cosac Naify.
Descobri os livros da Suzy Lee por conta de uma disciplina da faculdade. Desde então os desejava profundamente. Sou fã de livro-imagem e as imagens feitas pela autora são de uma delicadeza ímpar. Aproveitei o mesmo desconto do Guerra e Paz para adicioná-los à minha coleção de livros ilustrados.

O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson. Abnara.
Histórias Íntimas – Mary del Priore. Planeta.
Livros que o fofo do Kalebe me deu, após um vídeo de troca que ele fez. Mais legal de tudo: os livros foram entregues em mãos! Obrigada, mil vezes obrigada, Kalebe!

Machado de Assis: vida e obra. Volume 4 – Apogeu – R. Magalhães Júnior. Record.
Compra feita no sebo, também com desconto, pensando no meu TCC ou em alguma pesquisa futura tendo Machado de Assis como tema. Agora só faltam os primeiros volumes da biografia!


Leituras Concluídas:

Se eu já tinha gostado dos “causos” contados no blog, como não amar relê-los e conhecer outras histórias tragicômicas no livro? O que recomendo a todos que me perguntam sobre o livro é: vá ao blog, leia algumas histórias. Se gostar, compre sem hesitação. Se não gostar, bem... provavelmente é porque você deve ter sido um dos protagonistas dos “causos” contados pela Hillé e não tem muito senso de humor.

E o dente ainda doíaAna Terra. DCL.
O mundo inteiroLiz Garton Scanlon e Marla Frazee. Paz e Terra.
Big Bang: como o Mundo foi CriadoJulie Andkjaer Olsen e Maren Weischer. Geraçãozinha.
Três livros que li para o meu irmão. Os dois primeiros foram da Coleção Itaú e o último foi meu irmão que escolheu na livraria, no mesmo dia em que ganhei o [manual prático de bons modos em livrarias]. Ele adora saber sobre o Universo!

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis. Ática. (Leitura no Kindle)
Depois de três tentativas frustradas de lê-lo (parando sempre na mesma parte, exatamente como aconteceu com Se um viajante numa noite de inverno, do Italo Calvino) eu finalmente concluí a leitura! Além de descobrir que o Kindle é fantástico para ler Literatura do Século XIX. Confesso, o livro não me impressionou tanto quanto Dom Casmurro, porém algo me diz que na releitura ele ganhará mais força.

Capitu – Luiz Fernando Carvalho. Casa da Palavra.
Um encanto de livro. Adorei os artigos da primeira parte, pois eles mostraram outras perspectivas acerca da obra. Confesso que seria mais feliz se o livro tivesse mais detalhes sobre a produção da série e a construção das personagens. A parte ilustrada é apenas um fetiche para os apaixonados da série. Achei legal, mas gostaria de mais texto.


Capitu – Memórias Póstumas – Domício Proença Filho. (Leitura no Kindle + livro impresso)
Demorei, mas finalmente concluí a leitura! O começo é meio arrastado porque o autor se vale demais das citações diretas de Dom Casmurro. Depois ele vai criando seu próprio tom e a história fica muito mais interessante. Foi o primeiro livro que li no Kindle e na versão impressa simultaneamente. Lia com o Kindle em casa e com o livro na rua. Foi uma experiência bem divertida.

O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson. Abnara.
Leitura feita em um único dia, praticamente. A história não tinha me prendido de jeito nenhum, mas estava curiosa para prosseguir. O último capítulo me fez gostar bastante da história. Ah, essas mágicas misteriosas que os livros nos lançam...

Onda – Suzy Lee. Cosac Naify.
Espelho – Suzy Lee. Cosac Naify.
Sombra – Suzy Lee. Cosac Naify.
O que dizer além de que amei os três livros? Confesso que Onda é meu livro favorito, porém os três são deliciosos! A delicadeza dos traços da autora é cativante. Recomendo demais, para todos os públicos.


Leituras em andamento:

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – Marçal Aquino. Companhia das Letras. (Leitura no Kindle)
Tinha esse livro no Kindle há algum tempo, porém até então o interesse pela leitura não chegara. Ontem (29/11) procurava algo para ler e me bateu a vontade de começar esse livro. Não vi o filme, logo, nada sabia sobre a história. Acertei em cheio! Estou gostando da leitura, embora meu olhar crítico sobre algumas questões não me abandone em momento algum. Caso termine (é o que pretendo) e decida resenhá-lo com mais profundidade (embora tenha toneladas de livros prometidos pra resenhar) eu explico o que quero dizer. No momento importa que estou gostando.

O Otelo Brasileiro deMachado de Assis – Helen Caldwell. Ateliê Editorial.
Leio esse livro aos poucos, não por ele ser denso, mas porque não tenho o costume de ler livros teóricos por inteiro, como faço com os livros literários. Sei que parece um absurdo, mas após quatro anos lendo diversos trechos de livros teóricos, cópias passadas pelos próprios professores, ter fôlego para encarar um livro teórico por inteiro não é algo fácil de achar. Gosto bastante dos temas apontados pela autora e compreendo o motivo de as leituras de Dom Casmurro nunca mais terem sido as mesmas após a publicação desse livro.


Sugestões? Críticas? Agradecimentos? Ideias? Desabafos? Por favor, deixem nos comentários. Não se esqueçam também de conferir a fanpage do blog!

5 comentários:

  1. Quanto livro bom, Frô!!!
    Eu amei Eu receberia as piores notícias... Foi um dos últimos e melhores leituras de 2012, já o filme... decepção pura! ;)
    espero que o termine e gostando de verdade...

    Xerinhos, lindeza!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim parar aqui por acaso, navegando na blogosfera e de cara já te amei por esse "Conto da Ilha desconhecida" aí na sua prateleira! rs É um livro que eu amo demais. O que é esse Capitu?!?! Coisa linda de Deus. Mesmo com pouco texto, vale a pena? Como é o material do miolo?

    gostei do blog, voltarei mais vezes

    bjs

    ResponderExcluir
  3. A Imitação da Rosa voltou! \o/
    Adorei o único "pecadinho" do mês >_< Por menos da metade do preço, vale muito a pena ;)
    Beijos, Camila!

    ResponderExcluir
  4. Aí, sou doida para ler os outros livros da Suzy Lee, li Sombra e fiquei encantada :)
    "Capitu - Memórias Póstumas" é um livro que quero ler e comprar de presente para uma colega de faculdade que ama Dom Casmurro :)

    Beigos!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho "Eu ouviria..." em e-book, mas ainda não comecei, sempre deixo para depois. Mas só ouço bons comentários, estou ansiosa por suas impressões de leitura.
    E "Manual..." é amor! Quero comprar!
    Seu mês de leitura foi incrível ;D
    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir