quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um ano e muitas mudanças


No dia quatro de novembro fez um ano que este blog teve seu primeiro post. A ideia de fazer um blog para falar sobre minhas leituras já era antiga, mas a coragem para criá-lo só surgiu após um contato maior com outras pessoas que escrevem e falam sobre livros. Senti vontade de dar a minha pequena colaboração para o universo das leituras e dos leitores e dialogar com outras visões literárias. O sucesso ou o insucesso dessa empreitada apenas meus leitores poderão dizer.

O maior desafio que encontrei, até o momento, foi lidar com a minha própria autocobrança e a instabilidade da minha agenda. A Imitação da Rosa não surgiu como uma atividade profissional, logo, a profusão ou falta de atualizações em nada altera meus ganhos (ou a falta deles). Imagino que toda pessoa que decide criar um blog ou vlog se depare com essa autocobrança em relação ao conteúdo publicado. Minha vontade era criar posts diários e repletos de conteúdo instigante. No começo, consegui fazer posts semanais e relativamente variados. Nos últimos meses, se consegui atualizar o blog uma vez no mês já me sentia menos culpada. Quando você começa a se cobrar demais sobre algo que não é nem será seu ganha-pão, sobre um hobby mesclado a uma paixão, as coisas começam a perder o caráter de diversão, não é mesmo?

Onde estou querendo chegar com isso? Bom, é simples: sinto que devia explicações para os fiéis leitores do blog. Acompanho alguns blogs e vlogs de perto e sei como é triste quando a pessoa simplesmente para de atualizar e não explica os motivos. Não entrarei em grandes detalhes, pois não julgo necessário, porém eu devia ao menos um comentário do porquê A Imitação da Rosa está nesse estado de hibernação. Sendo objetiva: minhas obrigações como graduanda e ponderações sobre o recente boom de veículos de comunicação que tratam de Literatura visando somente o comércio e as vantagens que se criaram em torno do tema me afastaram do blog. Permanentemente? Duvido muito. É apenas um momento de reformulação interna. Em um ano, como diria Camões, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Ainda não cumpri metade dos planos que fiz para o blog. Há muito o que fazer, porém respeitarei o tempo das coisas. Minha paixão por livros é enorme e perene, mas essa hibernação se fez necessária para o amadurecimento de muita coisa. Fiquem tranquilos, pois em breve A Imitação da Rosa reflorescerá. 

Acompanhem!

8 comentários:

  1. Esperando esse reflorescimento, ansiosamente !!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa! <3
      Também espero o reflorescimento. Quem sabe quando as férias chegarem, as coisas não se animam por aqui?
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pelo aniversário do blog!
    Claro que tem mantém um blog quer escrever sempre, imagina mil posts, tem um monte de ideias interessantes... mas o tempo é cruel, não é mesmo? E fazer uma pausa é bom. Também aguardo o retorno ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, MiG!
      Quanta coisa aconteceu nesse um ano! Que meu humilde bloguinho tenha vida longa e posts mais regulares x)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. 1 ano de Imitação da Rosa!
    Parabéns, Camila!

    Assim como as meninas, aguardo o reflorescimento com ansiedade *.*

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura, obrigada mesmo! O ânimo ainda não está dos melhores, mas a paixão pelos livros nunca acaba, por isso o blog ressurgirá ainda melhor. É o que espero.
      Beijinhos!

      Excluir
  4. 1 ano de A Imitação da Rosa, parabéns! \o/\o/\o/\o/
    Camila, esse tempo de reflexão é bom para organizar as ideias ^_^ Ah, e nunca deixe a cobrança tirar o prazer do seu cantinho ;)
    Aguardo o florescer da rosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, muuuuito obrigada!
      Não deixarei a cobrança nem os ranços internetescos interferirem no meu pequeno cafofo.
      Mil beijos e mais uma vez obrigada! x)

      Excluir